Do Hábito ao Marketing

Transformar comportamentos para criar conexões de negócios. 

Artigos escritos por Antonio Mousinho Filho sobre a metamorfose que acontece nos relacionamentos sociais de trocas de interesses ao melhorar seus hábitos, sua organização digital e seu marketing.

Marketing de Conteúdo: Como essa estratégia pode aumentar minhas vendas?

O mercado evolui, adaptando-se aos contextos socioeconômicos, às necessidades dos indivíduos e aos recursos disponíveis. Junto com isso, muda-se também o comportamento dos consumidores e, consequentemente, é preciso utilizar outras técnicas para conquistá-los. É nesse contexto que as estratégias de Marketing Digital ganharam força e, hoje, são as apostas de negócios que querem crescer e obter sucesso em vendas. Dentro da gama de recursos desse novo método de promoção, existe uma que se destaca pela sua efetividade: o Marketing de Conteúdo. Para entender como isso é possível, continue lendo e descubra como o Marketing de Conteúdo funciona e quais suas utilidades:

O que é?
O Marketing de Conteúdo planeja conquistar os potenciais consumidores através de conteúdo relevante para os mesmos. Por causa de uma sobrecarga da publicidade tradicional, anúncios lotam páginas e ruas e quanto mais se espalham, menos são efetivas para os usuários. Visando driblar isso e ainda encontrar um novo mercado, o Marketing de Conteúdo foca no digital e aposta em entregar primeiro as informações que interessam aos potenciais consumidores para depois associar isso à empresa.

Não é uma estratégia imediatista, já que pretende conquistar a confiança do leitor aos poucos. Isso é feito usando recursos como a persona, a construção de um perfil específico do público que busca alcançar o funil de vendas e a divisão do conteúdo em categorias, de acordo com o nível de interesse dos usuários (o topo, que se interessa pelo assunto; o meio, que já começa a planejar uma compra naquela área; e o fundo, pronto para a compra do produto).

Além disso, não é só escrever um texto genérico que ele se tornará Marketing de Conteúdo. Tema, linguagem, tamanho, palavras-chave, tudo isso influencia no resultado dessa ação. E também não se resume a textos: vídeos, e-books, palestras online e podcasts também são formatos válidos de conteúdo. Por fim, outro ponto relevante é a frequência, pois sem periodicidade nas publicações não obterá o mesmo efeito, já que é um processo que demanda tempo e credibilidade.

Por que isso funciona?
O Marketing de Conteúdo é efetivo para aumentar vendas porque ele apresenta o contrário dos métodos tradicionais: uma preocupação em informar e não vender. Quaisquer que sejam as razões do empresário ao elaborar um bom Marketing de Conteúdo, ele prioriza entregar informações valiosas para o conhecimento do leitor, haja vista que este não sente que é uma campanha publicitária, assim, consegue aproveitar o conteúdo e isso é essencial para conquistar um potencial cliente.

Afinal, nem sempre estamos navegando na internet querendo comprar algo, por mais que seja de uma área de nosso interesse. Através do Marketing de Conteúdo, o empresário torna a sua marca conhecida naquele setor e quando, eventualmente, o usuário decidir consumir, ele se lembrará da sua empresa e do seu produto.

Essa aposta mais discreta de publicidade cria uma relação afetiva entre o consumidor e a marca, ganhando mais credibilidade como uma empresa que deseja resolver os problemas das pessoas com seus produtos, e não apenas obter lucro. Em longo prazo, isso fideliza os clientes que não vão esquecer do seu negócio – afinal a troca de informações é constante – e vão se sentir confortáveis e satisfeitos ao comprar.

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Antonio Mousinho Filho

Ex-aluno do curso de Economia, Bacharel em Ciências Imobiliárias pela Universidade Federal do Maranhão, com pós-graduação em Marketing Digital e estudante do curso MBA Executivo em Direito e Negócios Imobiliários.

Empresário do mercado imobiliário e do mercado de gestão de marketing digital.

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Sobre

Antonio Mousinho Filho escreve seus artigos procurando o bom resumo organizado em cima da ideia principal, através dos conhecimentos adquiridos com os seguintes temas: disciplina dos bons hábitos, organização digital necessária para produzir e sobre as atividades do marketing imaginativo e do marketing analítico.

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