Do Hábito ao Marketing

Transformar comportamentos para criar conexões de negócios. 

Artigos escritos por Antonio Mousinho Filho sobre a metamorfose que acontece nos relacionamentos sociais de trocas de interesses ao melhorar seus hábitos, sua organização digital e seu marketing.

Visão de marketing para empreendedores

Marketing tem como objetivo aproximar propensos consumidores e criar condições para que eles comprem e fiquem emocionalmente satisfeitos, a tal ponto que comprem novamente. De forma bem simples, acredito que não exista desafio mais admirável.

É fácil entender o marketing como sendo, parte arte e parte ciência, e que é nesse conjunto que mora o grande desafio, pois precisamos harmonizar tanto a criatividade como o conhecimento técnico, para realizar qualquer campanha vitoriosa. E quais seriam esses principais desafios na prática?

Comunicação de forma transparente e objetiva;
Apresentação de uma marca que transmita confiança;
Errar o mínimo possível na aplicação de recursos ao invés de tentar acertar o máximo possível, pois o foco sempre será ter cautela em primeiro lugar;
Conquistar e fidelizar clientes de forma constante;
E outras tantas tarefas que caminhem dentro de um planejamento criativo e seguido à risca!
Em relação ao planejamento criativo, apresento o entendimento sobre Programa de Marketing: “Termo que se refere a qualquer uso organizado e coordenado de vendas, propaganda, publicidade, atendimento ao consumidor, web site, e-mail marketing ou qualquer outro esforço para entrar em contato com os clientes e influenciá-los. Criar programa de marketing significa evitar atividades aleatórias ou desconectadas e pensar em como tudo isso se interliga.”

É claro que tudo começa pela vontade e escolha do empreendedor em organizar sua mente para que, em determinado momento, ele seja imaginativo e criativo e, em outro momento, seja rigorosamente analítico, pois caso contrário, ele não alcançará sucesso no marketing. Todo esse entendimento por parte de quem empreende, levará em direção a uma futura formação de equipe de trabalho, com profissionais qualificados de forma variada – uns voltados para números e outros profissionais com dons artísticos, na tentativa de equilibrar a base dos trabalhos dessa área tão importante dos negócios lucrativos.

Para projetar um programa de marketing, acredito que tudo começa com uma criteriosa abordagem de análise e planejamento. Porém, antes desse passo, seria interessante o empreendedor entender seu nível de habilidades de marketing para que encontre, logo no início dos seus trabalhos, as formas de sanar qualquer lacuna de habilidades necessárias para conclusão da tarefa. Para elaborar o Programa de Marketing, entendo que sejam importantes os seguintes pontos:

Conhecer os seus clientes;
Personalizar sua maneira de criar sequências de tarefas vencedoras;
Equilibrar as tarefas com foco e controle;
Entender o objetivo do seu programa;
Crescer gradualmente o convite da necessidade de consumo do seu produto e/ou serviço.
Já entendemos que o marketing, para alcançar resultados positivos, depende da criatividade da publicidade, da criatividade da escolha de produtos e/ou serviços e da criatividade na construção da marca. Mas, o que seria necessário para despertar na mente do empreendedor os trabalhos direcionados para esse comportamento criativo?

Procurar novos enfoques, não aceitar limitações e procurar a ideia certa, o tempo todo;
Criar um sistema para auditar sua criatividade, para saber se os enfoques estão corretos;
Aplicar criatividade na propaganda – principal área;
Criar uma imagem forte da marca;
Deixar a mente ociosa para ter ideias criativas;
Transformar criatividade em uma atividade de grupo;
E, administrar constantemente o processo criativo, que tem começo, meio e não tem fim!
Os empreendedores que atualizam constantemente seu processo criativo, não utilizam manuais de venda e marketing do ano anterior e quiçá de uma década, pois o consumidor transforma sua maneira de consumir informações e de tomar decisões de forma dinâmica, além de desenvolver uma linguagem própria de compartilhamento de suas visões e experiências de compra.

Vivemos em um mundo de transformações diárias, principalmente no campo das negociações. Nessa visão, cabe ao marketing criativo, retirar o empreendedor dos bastidores e colocá-lo constantemente dentro do jogo.

Você pode gostar:

Antonio Mousinho Filho

Ex-aluno do curso de Economia, Bacharel em Ciências Imobiliárias pela Universidade Federal do Maranhão, com pós-graduação em Marketing Digital e estudante do curso MBA Executivo em Direito e Negócios Imobiliários.

Empresário do mercado imobiliário e do mercado de gestão de marketing digital.

Encontre Seu Imóvel

Edit Template

Sobre

Antonio Mousinho Filho escreve seus artigos procurando o bom resumo organizado em cima da ideia principal, através dos conhecimentos adquiridos com os seguintes temas: disciplina dos bons hábitos, organização digital necessária para produzir e sobre as atividades do marketing imaginativo e do marketing analítico.

Contato

contato@mousinhoconsultoria.com.br

Artigos Recentes

Redes Sociais

Criar Conexões © copyright 2024. Todos os direitos reservados.