Vamos evitar essa confusão!
Constantemente confundimos o termo Loja Virtual com E-Commerce
Embora estejam diretamente relacionados não refletem a mesma linha técnica de raciocínio e, para se ter sucesso na Loja Virtual, o entendimento dessas duas ações são necessárias.
Para apontar a diferença usarei o exemplo da alteração que existe entre uma loja física e o comércio: A loja física é um canal de vendas de quem desenvolve operações no comércio, que é um setor da economia. Deste modo, a loja está contida no comércio que é bem mais amplo.
Comércio se preocupa com o todo: Compra do Produto; Precificação; Comunicação; Logística; Publicidade… E a loja é apenas uma parte do todo. Portanto, o Comércio é bem mais importante de que a Loja!
Logo, E-Commerce é bem mais que a Loja Virtual. Ao E-commerce serão direcionadas, de forma comparativa, todas as exigências atribuídas ao Comércio tradicional, sendo que e a Loja Virtual comporá os elementos de atuação do E-commerce, e só poderá ter sucesso com a compreensão de todos esses elementos envolvidos.
Assim como o empreendedor tem a consciência que não basta abrir uma loja física para que todo o processo operacional de venda aconteça, esse mesmo entendimento precisa ser levado ao mundo digital na criação da loja virtual.
Vivemos um momento criativo de tecnologia avançada, base de um futuro período totalmente conectado e interativo entre equipes, grupos e indivíduos. Por isso que considero fundamental o E-Commerce para criar conexões de relacionamento e construir Presença Digital de Base de uma empresa independentemente do seu produto ou serviço.